Metadados de Casa da Glória - nomondo

Classificação do lugar
Esse lugar foi classificado como Atrativos Históricos.
Localização desse lugar
Esse lugar está localizado na cidade de Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Para conhecer outros lugares e trilhas nessa cidade, clique aqui.
Coordenada desse lugar
Esse lugar está localizado na latitude -18.241563 e na longitude -43.601682.
Galeria de imagens




Observações sobre esse lugar
"Data de construção: Séculos XVIII e XIX
A Casa da Glória é constituída por dois sobrados. O mais antigo foi construído por volta de 1775 e deve o nome a sua antiga proprietária, Josefa Maria da Glória, esposa de Manoel Viana.
O sobrado pertenceu a dona Josefa até 1813, quando a Fazenda Real adquiriu o imóvel por 2:000$000 para nela residirem os intendentes de diamantes, incluindo o Intendente Câmara (1807 - 1822), naturalista e pioneiro da siderurgia em Minas Gerais.
A Casa da Glória recebeu a visita de importantes estudiosos, tais como Auguste de Saint Hilaire, John Mawe, Barão Wilhelm Ludwig von Eschwege, J. B. Von Spix, Von Martius e muitos outros.
Em 1864, passou a abrigar a sede do 2ºBispado de Minas Gerais.
Em 1867, foi repassada pelo bispo Dom João Antônio dos Santos às Irmãs de São Vicente de Paulo que nela criaram um educandário feminino, o colégio e orfanato Nossa Senhora das Dores.
Em 1878 as irmãs construíram um passadiço ligando o orfanato instalado no prédio da frente que, construído em 1850 pelo Cel. Rodrigo de Souza Reis, teria funcionado como casa de jogos.
O conjunto foi adquirido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1979, abrigou o Centro de Geologia Eschwege até 1999, sendo transformado no Instituto Casa da Glória - IGC/UFMG até o presente.
O passadiço da Glória foi escolhido como símbolo da campanha 'Diamantina - Património Cultural da Humanidade' e está integrado à paisagem urbana, arquitetônica e cultural da cidade."
Fonte: Painel de informações turísticas e https://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/diamantina/economia/casa-da-gloria