"Data de Construção: 1819 (provável)
A Igreja de Nossa Senhora da Luz foi construída por iniciativa da portuguesa Teresa de Jesus Perpétua Corte Real, em cumprimento de uma promessa feita por ter se salvado do terremoto de Lisboa, em 1755.
A construção desse edifício teve início no final do século XVIII, mas foi concluída, possivelmente, em 1819, e a doação definitiva foi feita cinco anos mais tarde por Dona Teresa, que anexou à mesma um recolhimento para educar as meninas órfãs desvalidas, mantido pelos pais de moças abastadas que ali também eram educadas.
Corte Real faleceu em 15 de julho de 1826 e seu corpo foi sepultado à entrada do templo, sob o coro.
Após sua morte, a capela continuou sendo utilizada esporadicamente e passou por constantes reformas, como uma em 1868, iniciada pelo Pe. Bartolomeu Francisco Xavier Sípolis e frequentemente interrompida, permitindo sua reinauguração apenas em 20 de maio de 1900. Até esse momento, a igreja não possuía a torre central, mas apenas um óculo, situado abaixo da cimalha, ocupando o espaço da atual janela central. No início do século XX é que se observa a ereção da torre central.
A edificação da Igreja da Luz influenciou na urbanização do Largo da Luz que, até os anos 1930, era reduzida. Nos anos seguintes, várias casas foram construídas no entorno, associadas à urbanização do Largo Dom João e do Alto Bom Jesus."
Fonte: Placa de informação turística